quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, estamos discutindo o artigo de Camila Lima Santana e Edvaldo Souza Couto, cujo título é: "A publicização da vida privada no twitter".
Nele, os autores discutem como a publicização da vida pessoal e privada no twitter vem crescendo cada vez mais, e como pequenas ações do cotidiano são transformadas em grandes performances pelos seus usuários.
O twitter, devido a sua forma rápida e simples, tornou-se um dos principais meios das pessoas exibirem suas habilidades, e outras coisas que lhes forem interessantes. Com isso, na sociedade atual, não existe uma separação entre o público e o privado. Anteriormente, o público era algo relacionado ao coletivo, e o privado a coisas particulares e familiares. Na modernidade, os assuntos privados passam a ser expostos, discutidos, criticados, etc. Principalmente com o uso da internet, que vêm consolidar a idéia de que tudo pode, e deve tornar-se público.
Estar no espaço público hoje significa estar nos vários meios de comunicação, como a tv, o computador, celular, entre outros.
O twitter que tem aproximadamente 200 milhões de usuários, tem se destacado por pareçer com o SMS devido ao limite máximo de 140 caracteres. É utilizado principalmente por artistas, jornalistas,políticos, jogadores de futebol, estudantes, entre outros, onde a popularidade do sujeito é definida pelo número de seguidores. A popularidade associada a visibilidade, significa que para conquistar mais seguidores, é necessário estar sempre visível, disponível e facilmente localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário